top of page
Buscar

"Eu não sou bom o bastante". Será mesmo?

  • Foto do escritor: Rose Soares
    Rose Soares
  • 19 de out. de 2020
  • 2 min de leitura



A insegurança é um sentimento vinculado a uma convicção negativa que a pessoa tem sobre si mesma. Assim, ela tem pensamentos do tipo "eu não sou merecedor", "não sou importante" ou "vão me enganar". Essa crença limitante vem normalmente da infância, a partir de julgamentos que a criança recebeu dos adultos que a rodeavam. Uma crítica implantada na infância pode seguir para a vida adulta na forma de insegurança, pois o cérebro da criança não está totalmente maduro para entender e processar certas atitudes com mais complexidade naquele momento.

Um dos campos em que ela costuma refletir na fase adulta é no contexto amoroso, pois nessa situação a gente acaba ficando "nu emocionalmente" diante do outro. Através de um relacionamento vamos vendo nossos defeitos (tiramos a máscara que colocamos para a sociedade ou para a família) e inclusive descobrimos lados que a gente não conhecia antes.


No entanto, a insegurança no relacionamento traz inúmeros problemas. Excesso de ciúme, possessão, carência e cobranças são alguns deles. Por consequência, isso afeta o parceiro(a), pois tira a liberdade dele(a), fazendo um inferno não só na vida dessa outra pessoa, como também na de quem é inseguro. Os inúmeros casos de feminicídio que vemos no Brasil e no mundo é resultado de parceiros que não sabem lidar com o fim de um relacionamento e acha que a mulher é sua propriedade. Por isso, quanto mais a gente respeita o jeito do outro, mais nós trabalhamos para construir um relacionamento saudável. Já no campo profissional, muitas vezes, a insegurança aparece por meio do medo de "falhar". Nos atendimentos, busca-se desconstruir essa visão, pois para a PNL não existe falha ou fracasso, e sim resultados de uma ação. Pode ser que ele seja um resultado que não foi do nosso agrado, mas ainda assim é um resultado. Pensar por esse aspecto, faz a gente ter mais força e resiliência, pois muita gente desiste dos seus sonhos, simplesmente porque falhou uma ou duas vezes. Perceba que, para as pessoas de sucesso, o "fracasso" é visto como uma oportunidade de aprimorar o que foi feito, assim elas revêem o planejamento de suas estratégias e tentam novamente. Mesmo grandes gênios não acertaram de primeira, eles agem baseando-se na tentativa e erro. Se grandes gênios erraram, por que nós não nos permitimos? Com o objetivo de fazer as pessoas fortalecerem a segurança e confiança em si mesmas, nas sessões de PNL, costumamos trabalhar a percepção da autoimagem. O que costumamos propor nos atendimentos e compartilhamos aqui é:

1. Quando você se sente inseguro, que imagem, sons e pensamentos vem à sua mente? 2. Quais são suas crenças sobre si mesmo e sobre os outros? 3. De onde vem tudo isso? Qual a raiz dessa crença negativa sobre você?

4. Desde quando você começou a acreditar nisso? A dica que deixo aqui é a seguinte: os pensamentos não são realidade, por isso sempre questione os seus pensamentos. Então, toda vez que vier um pensamento negativo sobre você mesmo, questione e troque por algo positivo e veja o que acontece!


 
 
 

Comments


bottom of page